Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Psicanálise

Área do conteúdo

Evento “20 anos do Laboratório de Psicanálise da UFC” (Segunda Parte)

Data da publicação: 3 de setembro de 2018 Categoria: Notícias Tags: , , , , , , ,

Imagem do cartaz de divulgação da “XVII Encontro de Psicanálise da UFC”, Segunda Parte do Evento “20 anos do Laboratório de Psicanálise da UFC”, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro de 2018, no Ideal Clube (Salão Humberto Cavalcante), situado na Av. Monsenhor Tabosa, 1381, em Fortaleza.

O XVII Encontro de Psicanálise da UFC, segunda parte do Evento 20 ANOS DO LABORATÓRIO DE PSICANÁLISE DA UFC, acontecerá de 14 a 15 de setembro de 2018, contando com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise e do Ideal Clube. Nesta etapa, está prevista a participação de Professores e de Pós-graduandos da UFC, de Membros do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Fortaleza e de dois convidados especiais (Marco Antonio Coutinho Jorge e Silvia Maria de Souza Levy) que realizarão palestras, conferências e mesas-redondas. Ocorrerão, ainda, lançamentos de livros.

20 ANOS DO LABORATÓRIO DE PSICANÁLISE DA UFC (2ª PARTE)
XVII ENCONTRO DE PSICANÁLISE DA UFC

EVENTO ABERTO AO PÚBLICO; ENTRADA FRANCA, MEDIANTE INSCRIÇÃO.
VAGAS LIMITADAS!

DATA

14 e 15 de setembro de 2018

LOCAL

Ideal Clube (Salão Humberto Cavalcante)
Av. Monsenhor Tabosa, 1381 – Praia de Iracema – Fortaleza – CE (Entrada pela Av. Rui Barbosa)

PROGRAMAÇÃO
  • Dia 14/09/2018

8h 20min – Credenciamento.

9h – Mesa de abertura: 20 anos do Laboratório de Psicanálise da UFC.

9h 30min – Mesa-redonda: Psicanálise e Literatura.
Coordenadora: Laéria Beserra Fontenele. Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFC. Diretora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

Liev Tolstói: sentença e fantasia. Rebeca Carolinne Castro Gomes. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

A feminilidade no Grande Sertão Veredas. Magaly Ferreira Mendes. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Diretora do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSMM).

Considerações sobre o corpo e a escrita na literatura de Yukio Mishima. Cibele Maria Gouveia de Vasconcelos. Graduada em Psicologia pela UFC.

10h 40min – Palestras em torno da arte e da sublimação:

A paixão de Caravaggio. Orlando Soeiro Cruxên. Professor Associado do Departamento de Psicologia da UFC.

Lacan, o corpo, a arte e a sublimação. Laéria Beserra Fontenele. Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFC. Diretora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

12h 30min – Intervalo.

14h 30min – Mesa-redonda: As temporalidades na clínica psicanalítica e na cultura.
Coordenadora: Karla Patrícia Holanda Martins. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFC. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

Atraso e antecipação na neurose obsessiva: uma questão sobre o tempo. Natercio Antonio Ferreira Capote. Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

Ritmo, nostalgia e esperança como destinos da pulsão invocante. Paulo Alves Parente Júnior. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Professor do Curso de Psicologia da UFC (Campus Sobral).

Regimes temporais e a psicanálise: da pressa ao aroma dos tempos. Osvaldo Costa Martins. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.

15h 40min – Intervalo.

16h – Mesa-redonda: Em torno da função paterna e da clínica psicanalítica das psicoses.
Coordenadora: Laéria Beserra Fontenele. Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFC. Diretora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

Crítica à tese do declínio da função paterna. Ronald de Paula Araújo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

A loucura e a criança: contribuições de Maud Mannoni à clínica psicanalítica das psicoses. Rebeca de Souza Escudeiro. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

Psicose, significante e discurso: incidências da consistência do Outro no laço social. Henrique Riedel Nunes. Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Professor do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNINTA.

A questão da suplência na psicose. Silvia Maria de Souza Levy. Diretora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Belém.

17h 45min – Intervenções sobre a Transexualidade: o corpo entre o sujeito e a ciência.
Marco Antonio Coutinho Jorge. Professor da UERJ. Diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro. Membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise – Paris.
Natália Pereira Travassos. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro.

19h – Coquetel e lançamento dos livros:

A céu aberto – o inconsciente na clínica das psicoses. Organizadoras: Silvia Maria de Souza Levy e Maria Filomena Pinheiro Dias. Coleção Janus. Editora Contra Capa.

Transexualidade. O Corpo entre o Sujeito e a Ciência. Autores: Natália Pereira Travassos e Marco Antonio Coutinho Jorge. Editora Zahar.

  • Dia 15/09/2018

9h – Palestras em torno da Clínica e da Cultura:

Trauma e simbolizações primárias: Ferenczi como pensador da clínica e da cultura. Karla Patrícia Holanda Martins. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFC. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

Notas sobre a presença da arte no ensino de Lacan. Caciana Linhares Pereira. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFC. Coordenadora de Ensino do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

11h – Encerramento.

ENTREGA DE DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

O participante do XVII Encontro de Psicanálise da UFC terá direito ao recebimento da Declaração de Participação, caso atenda à carga horária mínima, ou seja, compareça a, pelo menos, 2 dos 3 turnos do evento. O documento será entregue única e exclusivamente ao próprio interessado, somente no último dia de realização do Encontro (15 de setembro) ou, posteriormente, no local de funcionamento do Laboratório de Psicanálise da UFC.

INSCRIÇÃO

A inscrição no XVII Encontro de Psicanálise da UFC poderá ser efetuada, antecipadamente, nos seguintes locais, exclusivamente de modo presencial, enquanto houver vagas:

  • Laboratório de Psicanálise da UFC
    Av. da Universidade, 2762 – Departamento de Psicologia – Centro de Humanidades – Área 2 – Unidade Didática de Biblioteconomia e Psicologia – 1º andar – Benfica – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3366 7727
    Período de inscrição: 4, 5, 6, 10, 11 e 12 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h;
  • Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza
    Av. Santos Dumont, 3131 / 521 – Shopping Del Paseo – Aldeota – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3264 0216
    Período de inscrição: 5, 6, 10, 11 e 12 de setembro, das 18h às 20h.

ATENÇÃO! Caso ainda haja vagas, as inscrições poderão ser realizadas no dia e no local do evento, a partir das 8h 20min.

PROMOÇÃO

Laboratório de Psicanálise da UFC
E-mail: ufcfreud@terra.com.br
Sítio: www.laboratoriodepsicanalise.ufc.br

APOIO

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC
Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza
Ideal Clube

Fonte: Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 3366 7727

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo