O Laboratório de Psicanálise da UFC divulga suas Atividades de Ensino do semestre letivo 2024.2. Serão promovidos 2 grupos de estudo, com encontros realizados na sala do Laboratório. Vagas limitadas!
Grupo de Estudo 1 – O Eu e o Objeto na obra de Freud
Qual a relação entre o Eu e o Objeto na psicanálise freudiana? É essa a pergunta que orientará nosso grupo de estudo. Diferentemente de uma certa tradição filosófica e psicológica de pensamento, o Eu e o Objeto, para a psicanálise, não são categorias independentes que se opõem uma à outra. Muito pelo contrário, o Eu e o Objeto, para Freud, são conceitos constituídos a partir do mesmo processo de subjetivação. Por mais que Freud utilizasse termos provenientes de uma scientia communis, isto é, de um saber compartilhado em sua época, esses termos, quando aplicados à psicanálise, carregam sempre uma peculiaridade. Desse modo, o Eu, para Freud, nunca pode ser pensado como consciência de si, assim como o objeto nunca deve ser pensado como um dado objetivo.
Freud demonstra, desde seus primeiros esboços, antes mesmo de a psicanálise ser oficialmente inaugurada – em 1900, com a Interpretação dos Sonhos –, que o aparelho psíquico é construído por estratos ou camadas diferenciais, o que torna problemática a ideia de uma autoidentificação egoica. Mais tarde, Freud vai tornar ainda mais intricada a constituição subjetiva a partir de processos de identificação com o objeto. A relação do Eu com o Objeto se constitui, portanto, a partir de um processo de identificação que, mais à frente, desembocará no modelo de aparelho psíquico constituído pelas instâncias do Eu, do Isso e do Supereu.
Podemos, por conseguinte, destacar três objetivos do nosso grupo de estudo: I) Compreender como o aparelho psíquico se constitui a partir de estratos diferenciais que impedem a identidade de um Eu consigo mesmo. II) Pensar a constituição do Eu atravessada pela identificação com o objeto. E III) Compreender como o objeto se implica nas três instâncias psíquicas do segundo modelo de aparelho psíquico de Freud.
- Responsáveis:
- Fernando Facó – Psicanalista. Doutor em Filosofia da Educação (UFC), Doutorando em Psicologia (UFC) na Linha de Pesquisa Teoria e Práticas da Psicanálise. Professor do curso de Psicologia da UECE. Membro da CLIO – Associação de Psicanálise. Autor do livro Liberdade em Paralaxe: sujeito e ontologia no pensamento de Slavoj Žižek.
- Priscilla Hadassa – Psicanalista. Mestra em Psicologia (UFC), Doutoranda em Psicologia (UFC) na Linha de Pesquisa Teorias e Práticas da Psicanálise. Membro em Formação Básica do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.
- Dia/Horário: Segundas, das 14h às 15h30 (encontros semanais).
- Período: 11/11/2024 a 27/01/2025.
- Público-alvo: Discentes de graduação e graduados(as) da UFC ou de outras Instituições de Ensino Superior, com conhecimento básico em Psicanálise.
- Período de Inscrição: 31/10 a 28/11/2024, sujeito à disponibilidade de vagas.
Formulário de Inscrição do Grupo de Estudo 1
Grupo de Estudo 2 – Introdução à história e aos fundamentos da Psicanálise
Voltado para ingressantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), este grupo tem por objetivo firmar os primeiros passos no estudo da Psicanálise. Tendo em vista que ela tem seu surgimento na clínica, estudaremos primeiramente o nascimento de seu método para, só depois, investigarmos algumas fundamentações teóricas. Tais leituras seguem a dica freudiana da sequência de alguns de seus artigos metapsicológicos: pulsões, recalque, inconsciente e sonho.
Parte importante de nosso estudo, além disso, será a consideração da sexualidade humana – o paradigma dessa ciência – atrelada aos conceitos basais e ao exercício de teorização. Após o estudo dos conceitos, por intermédio de textos de Freud e de autores brasileiros, trataremos da história da Psicanálise com o auxílio das lentes de seu próprio fundador. Dessa forma, o grupo permitirá uma incursão ao estudo da base teórica dessa ciência, sem o esquecimento de sua história.
- Responsável:
- Lucas Wagner Brígido Feitosa – Psicanalista. Graduado e Mestre em Psicologia (UFC). Doutorando em Psicologia (UFC) na Linha de Pesquisa Teorias e Práticas da Psicanálise, com orientação da Prof.ª Dr.ª Laéria Fontenele. Membro da Formação Permanente do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.
- Dia/Horário: Terças, das 14h às 15h30 (encontros semanais).
- Período: 05/11/2024 a 21/01/2025.
- Público-alvo: Exclusivo para discentes ingressantes no curso de Psicologia da UFC (Fortaleza) no semestre 2024.2.
- Período de Inscrição: Exclusivo para discentes habilitados.
Realização / Fonte: Laboratório de Psicanálise da UFC – E-mail: ufcfreud@ufc.br