Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Psicanálise

Área do conteúdo

Histórico

Cine Freud surgiu, em outubro de 2006, por iniciativa de seus  idealizadores – Yuri Telles e Raphael Marques, então alunos do Curso de Graduação em Psicologia da UFC (Fortaleza) –, do técnico-administrativo Miguel Fernandes e dos Professores Laéria Fontenele e Orlando Cruxên, que o conceberam conjuntamente a partir de discussões em diversos espaços do Curso de Psicologia (disciplinas de Psicanálise e grupos de estudo ministrados no Laboratório de Psicanálise da UFC) e do interesse em comum de vincular a Sétima Arte à Psicanálise, buscando, assim, encontrar meios cada vez mais instigantes para discutir questões pertinentes ao conhecimento psicanalítico.

Em seus primórdios, o Cine Freud era, portanto, mais uma das atividades do Laboratório de Psicanálise; entretanto, devido à sua repercussão, sua proposta despertou interesse dos demais discentes da graduação em Psicologia da UFC, além dos já vinculados ao referido Laboratório. Em meio a esse processo já podiam ser encontrados não apenas alunos da UFC, como também interessados pertencentes à comunidade em geral. Diante desse quadro, a atividade se expandiu, possibilitando, assim, que se pleiteasse sua transformação em Projeto de Extensão. Dessa forma, veio a se consolidar como tal no início de 2008, quando completou mais de um ano de funcionamento.

O Projeto se encontra, desde 2014, sob a Coordenação dos Professores Caciana Linhares e Orlando Cruxên e, em 2015, passou a se denominar Cine Freud, Cultura e Arte.

Acessar Ir para o topo